Planejamento estratégico
metas, próximos passos, cronogramas
O Nossa Voz adota em sua metodologia de expansão o crescimento por meio de formalização de parcerias com empresas, traders, cooperativas e fazendas, incluindo pequenos produtores. Dependendo do nível do elo do parceiro na cadeia produtiva, atuamos para engajar também os fornecedores que são indicados por seus parceiros comerciais para utilizar o Nossa Voz. Com esses fornecedores, damos prioridade no engajamento in loco para que os trabalhadores se familiarizem com a ferramenta e todo seu potencial.
Confira abaixo alguns dos números do Nossa Voz e sua perspectiva de crescimento até Outubro de 2026:
Benefícios
para empresas, produtores, cooperativas, trabalhadores e trabalhadoras
Por meio do diálogo social o Nossa Voz pode trazer benefícios a todos os elos da cadeia produtiva, mas em especial: trabalhadores, trabalhadoras, produtores, cooperativas, traders e multinacionais. O trabalhador é o primeiro e o mais importante, pois é o elo mais vulnerável da cadeia produtiva, podendo sofrer diversos tipos de violação de direitos, incluindo o trabalho análogo ao de escravo. Para que isso não aconteça, ele pode encontrar na linha de ajuda um canal seguro para apresentar suas dúvidas e eventuais reclamações sobre suas condições de trabalho.
Já a iniciativa privada em todos os seus níveis e stakeholders encontra no Nossa Voz uma série de benefícios. Sejam produtores, traders ou multinacionais, há a oportunidade de levantar riscos e tratá-los de maneira preventiva e através do diálogo social de modo a evitar o escalonamento de meras irregularidades para situações mais graves. Temos, portanto, um sistema de alerta e resposta precoce para violações de direitos humanos que vai colaborar com esforços em sustentabilidade e ESG do setor produtivo.