Metodologia de trabalho
Fazendas subscritas no Nossa Voz
Ao aderir ao Nossa Voz, uma cooperativa, trader ou empresa do setor agropecuário aponta as fazendas de sua cadeia produtiva que tem interesse e irão adotar a linha de ajuda Nossa Voz.
Treinamento nas fazendas sobre o uso do Nossa Voz
A partir da adesão de uma fazenda, realizamos treinamentos in loco aos seus trabalhadores, de modo a informa-los a respeito do uso da linha de ajuda, assim como instruir os pontos focais de cada fazenda sobre o seu papel
Campanha de comunicação e conscientização sobre direitos e deveres
Uma vez que participaram do treinamento, os trabalhadores e trabalhadoras passam a receber uma campanha de comunicação sobre direitos e deveres. Essa campanha é veiculada pelo Whatsaap, por meio de cards, áudios e pequenos textos ilustrativos.
Recebimento das interações
Já cientes dos seus direitos, os trabalhadores e trabalhadoras passam a interagir com o Nossa Voz gratuitamente e tendo seu sigilo resguardado.
Coleta de informações e diálogo com o produtor
A coleta dessas interações passa a compor um relatório que é enviado mensalmente às fazendas e empresas usuárias do Nossa Voz, o que facilita a identificação, monitoramento e avaliação de riscos em suas cadeias produtivas.
Resolução de reclamação
Propomos um plano de ação corretivo se identificarmos qualquer irregularidade. Assim, promovendo o diálogo social entre todas as partes envolvidas, chegamos à resolução da reclamação.
Sistema de Gestão de Casos (SGC) do Nossa Voz
A gestão e classificação das interações dos trabalhadores é feita pelo nosso Sistema de Gestão de Casos (SGC), e em sua grande maioria será resolvido por um processo de mediação e diálogo social liderado pelo Nossa Voz junto ao trabalhador e o ponto focal da fazenda. Apenas se houver necessidade ou uma combinação de reclamações é que iremos envolver o trader ou empresa.
Essa gestão do SGC é informada por um Protocolo de Atuação transparente, elaborado a partir de um intenso processo de escuta ativa de atores relevantes.